HomeFórmula 1Villeneuve atribui queda de rendimento da Ferrari à saída de Carlos Sainz

Villeneuve atribui queda de rendimento da Ferrari à saída de Carlos Sainz

Jacques Villeneuve, campeão mundial de 1997, declarou que a Ferrari perdeu desempenho desde a saída de Carlos Sainz. O piloto espanhol deixou Maranello ao fim da temporada passada, foi substituído por Lewis Hamilton e, neste ano, transferiu-se para a Williams, equipe pela qual já conquistou um pódio no GP do Azerbaijão — primeiro top-3 do time em três anos.

Para Villeneuve, a contribuição de Sainz costuma aparecer após um período de adaptação. “Quando ele chega a uma nova equipe, leva cerca de meia temporada para entrar no ritmo, mas, enquanto isso, faz todo o conjunto progredir”, comentou o canadense.

O ex-piloto destacou ainda a influência positiva do espanhol sobre os companheiros. “Muitas vezes, seu parceiro de equipe ficava poucos centésimos à frente graças ao trabalho dele; depois, Sainz se tornava mais rápido. Charles Leclerc, por exemplo, não estava tão adiante quanto muitos imaginam”, afirmou.

Villeneuve acredita que os resultados falam por si. “Toda vez que Sainz deixou uma equipe, o rendimento caiu. Está acontecendo o mesmo com a Ferrari agora”, disse.

Na Fórmula 1 desde 2015, Sainz passou por Toro Rosso, Renault, McLaren, Ferrari e, atualmente, Williams. Pela escuderia italiana, somou quatro vitórias. Na nova casa, segundo Villeneuve, “todo o trabalho duro começa a valer a pena”, ajudado também por um traçado que favoreceu o carro de Grove no Azerbaijão.

Com 101 pontos, a Williams ocupa o quinto lugar no Mundial de Construtores, 29 à frente da Racing Bulls. Villeneuve acredita que Sainz está satisfeito no novo ambiente. “Ele é visto como o construtor da equipe e é querido lá; se pensar em mudar, precisará refletir duas vezes”, concluiu.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img