Las Vegas (23.nov.2025) – Toto Wolff declarou não entender a penalidade de cinco segundos imposta a Andrea Kimi Antonelli por um leve movimento no momento da largada do Grande Prêmio de Las Vegas.
O piloto italiano da Mercedes alinhou em 17º no grid. Antes do apagar das luzes, a direção de prova detectou um deslocamento dentro da própria posição e aplicou a punição. Mesmo assim, Antonelli fez um pit stop antecipado para pneus duros, cruzou a linha de chegada em quarto e, após o acréscimo da penalidade, caiu para quinto. Horas depois, a desclassificação dos dois carros da McLaren devolveu-lhe um lugar no pódio.
Chefe da Mercedes cobra clareza da FIA
Segundo Wolff, análises internas não indicaram anormalidades no procedimento do estreante.
“Não vimos nada na embreagem nem indício de largada antecipada”, afirmou o austríaco. “A FIA possui sensores; vamos aguardar o que eles apresentarem. O pequeno movimento que notei não foi resultado de o piloto soltar a embreagem ou tirar o pé do freio.”
Surpresa com a recuperação
Wolff reconheceu que a equipe não esperava tamanho avanço depois da parada agressiva ainda nas primeiras voltas.
“Partimos de P17, basicamente na defensiva”, explicou. “No começo, não parecia realista pensar em um grande resultado, mas Antonelli ganhou ritmo, superou o graining e terminou merecidamente em P5, mesmo com a penalidade. Imagino o que poderia ter feito largando mais à frente.”
Com o veredito sobre a movimentação no grid ainda pendente, a Mercedes aguarda a análise definitiva da FIA.
Com informações de Autoracing



