O escocês Dario Franchitti, tetracampeão da IndyCar e vencedor de três edições das 500 Milhas de Indianápolis, voltará a competir profissionalmente no mês que vem. O piloto de 52 anos foi anunciado pela Team Parker Racing para disputar as 24 Horas de Dubai, prova marcada para 17 e 18 de janeiro, a bordo de um Mercedes-AMG GT3 EVO.
Franchitti dividirá o carro número 31 com o campeão mundial de carros de turismo de 2012, Rob Huff, além da dupla pai e filho Shaun e Max Lynn. O GT3 receberá uma pintura exclusiva criada por Stefan Johansson, ex-piloto de Fórmula 1 e da CART.
Primeira largada profissional desde 2013
O retorno encerra um hiato competitivo iniciado após o grave acidente sofrido em Houston, durante a etapa da IndyCar de 2013, que acarretou lesões na cabeça e no pescoço e motivou sua aposentadoria. Em 2019, Franchitti recebeu liberação médica para participar de provas históricas, como o Goodwood Revival e as 6 Horas de Spa, mas ainda não havia corrido em carros modernos.
Antes da interrupção, o escocês somou conquistas relevantes em endurance, entre elas a vitória geral nas 24 Horas de Daytona de 2008 e triunfos de classe nas 12 Horas de Sebring e no Petit Le Mans.
Estreia da equipe com o Mercedes-AMG
Sediada em Leicester, a Team Parker Racing é presença constante no British GT Championship e acumula títulos em categorias monomarca da Porsche no Reino Unido. A participação em Dubai marcará a primeira aparição do time com o modelo Mercedes-AMG GT3 EVO, após anos competindo com o Bentley Continental GT3.
O carro de Franchitti é um dos 39 inscritos na divisão GT3 da tradicional corrida do Oriente Médio. Entre os adversários confirmados estão formações de destaque como Team WRT, Winward Racing, Earl Bamber Motorsport (EBM) e Optimum Motorsport, responsável pela operação da Inception Racing no IMSA.
A largada para as 24 Horas de Dubai está agendada para as 15h locais de 17 de janeiro no Autódromo de Dubai.
Com informações de RACER



