A Andretti Global anunciou nesta segunda-feira, 6 de outubro de 2025, uma mudança estrutural que entrará em vigor na temporada 2026 da IndyCar. Ron Ruzewski, ex-engenheiro de corrida, estrategista e diretor-geral da Team Penske, assumirá o cargo de team principal das operações de IndyCar e Indy NXT, substituindo o atual COO, Rob Edwards.
Edwards, por sua vez, passará a ocupar a função de chief performance officer da TWG Motorsports, holding que administra todas as atividades competitivas do grupo. No novo posto, ele supervisionará não apenas IndyCar e Indy NXT, mas também os programas em NASCAR, IMSA e Fórmula E.
Transição prevista para janeiro
Ruzewski chegará ao quartel-general da equipe em janeiro de 2026, quando começa o processo de transferência de responsabilidades. A parceria entre os dois não será inédita: eles trabalharam juntos na Walker Racing, equipe da extinta CART, há cerca de duas décadas.
“Ele se encaixa perfeitamente e estou animado para ajudá-lo a se ambientar”, afirmou Edwards. O dirigente destacou que a posição de diretor de performance estava prevista desde a criação da TWG e ganhou prioridade à medida que o conglomerado amplia seu portfólio, inclusive com a futura entrada da Cadillac na Fórmula 1.
Novo escopo de atuação
Edwards ingressou na Andretti após comandar a Schmidt Hamilton/Peterson Motorsports a duas colocações entre os cinco primeiros do campeonato com Simon Pagenaud. Desde então, concentrou-se nas operações de monopostos, chegando a atuar como estrategista do carro nº 26 de Colton Herta.
Agora, ele deixará o posto fixo no pit wall para buscar sinergias técnicas entre todas as categorias. “Quando você trabalha em diferentes campeonatos, percebe soluções que podem beneficiar outras séries”, explicou. “Depois de mais de 30 anos, é empolgante ter um desafio completamente novo.”
A mudança também alterará sua rotina de viagens. Edwards adianta que não estará em todos os eventos da IndyCar, mas pretende dividir a agenda entre provas da Fórmula E, corridas de esportes a motor nos Estados Unidos e, possivelmente, sua primeira visita a uma etapa da NASCAR.
Com a chegada de Ruzewski, a Andretti Global busca reforçar a luta por vitórias, títulos da IndyCar e pela conquista das 500 Milhas de Indianápolis, enquanto a TWG Motorsports aposta na experiência de Edwards para elevar o desempenho de todo o portfólio competitivo.
Com informações de RACER



