Indianápolis (EUA) – A Penske Entertainment decidiu criar um órgão próprio e autônomo para supervisionar as operações de direção de prova e inspeção técnica da IndyCar a partir da temporada 2026.
Em reunião realizada nesta semana, os proprietários de equipes foram informados de que a empresa formará um tribunal independente composto por três integrantes. O grupo terá autonomia para gerir todos os oficiais de prova, mantendo apenas um canal de comunicação institucional com a Penske Entertainment.
A criação da estrutura encerra as conversas com entidades externas – entre elas a FIA e a SCCA – iniciadas em agosto, durante a etapa de Milwaukee, quando representantes desses organismos foram recebidos no autódromo.
Como funcionará o novo modelo
Os três membros do conselho ainda não foram escolhidos. Depois de nomeados, eles conduzirão uma busca privada por um administrador-chefe, responsável pelas atividades diárias e subordinado diretamente ao tribunal.
Embora a Penske Entertainment continue arcando com as despesas dos oficiais, a cadeia de comando mudará. O diretor de prova, o chefe de inspeção técnica e demais fiscais passarão a responder ao novo conselho, e não mais ao presidente da IndyCar ou ao vice-presidente sênior de competição.
Motivação para a mudança
Desde que Roger Penske adquiriu a categoria e o Indianapolis Motor Speedway, no fim de 2019, existiam cobranças por maior independência na arbitragem, já que o empresário também mantém a equipe de três carros Team Penske no campeonato. As pressões se intensificaram em maio de 2025, quando dois carros da escuderia foram flagrados com atenuadores traseiros irregulares durante a classificação das 500 Milhas de Indianápolis — a segunda infração técnica da equipe em 13 meses.
Ao anunciar punições mais severas pelo episódio, a direção da IndyCar confirmou a intenção de eliminar qualquer percepção de conflito de interesses. “A operação em pista seguirá normal, com diretor de prova e equipe técnica atuando como sempre. A diferença estará na liderança, claramente separada de qualquer influência da IndyCar, do IMS ou de seus proprietários”, explicou o presidente Doug Boles em agosto.
O planejamento detalhado já está em andamento, e a expectativa é de que o conselho esteja totalmente constituído antes do início da temporada 2026.
Com informações de RACER



