HomeFórmula IndyRACER Mailbag de 19 de novembro detalha bastidores da IndyCar, IMSA, F1...

RACER Mailbag de 19 de novembro detalha bastidores da IndyCar, IMSA, F1 e NASCAR

19 de novembro de 2025 – A edição mais recente do RACER Mailbag reuniu respostas dos jornalistas Marshall Pruett, Chris Medland, Kelly Crandall e RJ O’Connell a perguntas de leitores sobre diferentes categorias do automobilismo. Veja os principais pontos.

IndyCar

Etapas em Watkins Glen e COTA – Pruett explicou que a Trans Am corre em Watkins Glen (WGI) e Austin (COTA) porque paga pelo aluguel das pistas, enquanto a IndyCar só retornaria se houvesse acordo financeiro entre campeonato e autódromos.

Uso de scooters no paddock – As tradicionais minibikes deram lugar a scooters elétricas mais leves; alguns pilotos ainda utilizam as motos, mas a maioria adotou o novo meio de locomoção.

Ryan Hunter-Reay confirmado na McLaren – O norte-americano será o quarto piloto da Arrow McLaren nas 500 Milhas de Indianápolis. Entre outros nomes cotados apenas para o mês de maio, Pruett citou Conor Daly, Stefan Wilson, Charlie Kimball, Jacob Abel, James Roe, Sebastian Saavedra e Katherine Legge. Valentino Rossi foi especulado, mas o italiano negou qualquer negociação.

Possível volta de Cleveland – Autoridades municipais estudam um novo evento de rua na cidade, e já teriam iniciado conversas preliminares com a IndyCar. A prova ocorreria fora do antigo traçado do aeroporto.

Especificação de amortecedores – A eventual adoção de amortecedores padronizados não seria, segundo Pruett, fator decisivo para atrair novos fabricantes de motores. Para ele, as equipes apenas deslocariam o investimento para outras áreas de desenvolvimento.

Crescimento do público jovem – Apesar da ascensão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, Pruett relatou que a Indy 500 registrou duas das maiores assistências das últimas décadas em 2024 e 2025, além de aumento expressivo de audiência televisiva e engajamento de torcedores mais jovens.

IMSA

Saída da RLL do programa GTP da BMW – A Rahal Letterman Lanigan (RLL) levou os protótipos BMW M Hybrid V8 ao teste de Balance of Performance em Daytona e, ao fim das atividades, transferiu carros e equipamentos para a equipe WRT, que assume o suporte oficial da marca em 2026. Todos os dados de corrida já estão sob controle da BMW.

Interesse de Brad Keselowski – O coproprietário da RFK Racing confirmou estudar a criação de uma equipe na IMSA. Há possibilidade de participação futura como piloto em provas de endurance, mas não há planos de expandir a RFK para Xfinity ou Truck Series.

História e curiosidades

Penske e o chassi de 1999 – Diante do baixo desempenho do modelo próprio PC27, a equipe abandonou o projeto durante a temporada e adotou o Lola B99/00. Nos anos seguintes, comprou e modificou os Reynard, batizados informalmente de “Renskes”, dominando 2000 e 2001.

Primeiro placar do Indianapolis Motor Speedway – O pylon original, instalado em 1959, não integra o acervo do museu do autódromo; desconhece-se o paradeiro de suas peças.

Passagem relâmpago de Helmut Marko na IRL – O hoje dirigente da Red Bull levou a equipe RSM ao oval de Phoenix em 1997 com o piloto Dave Steele. Não houve envolvimento da BMW e o projeto foi encerrado após apenas duas provas.

Fórmula 1

Suspensão da Ferrari em 2025 – Chris Medland apontou que a mudança para o sistema pull-rod na dianteira era destinada a melhorar o desempenho em curvas de alta velocidade, mas levou o carro a rodar mais alto que o ideal para evitar desgaste excessivo do assoalho, comprometendo a performance.

A coluna também abordou temas como a possibilidade de sensores de torque se tornarem padrão na IndyCar e o elogio de leitores à corrida noturna da categoria em Gateway. O Mailbag volta a receber perguntas até às 15h (ET) de cada segunda-feira.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img