HomeFórmula IndyWill Power estreia pela Andretti em teste de pneus da Firestone no...

Will Power estreia pela Andretti em teste de pneus da Firestone no oval de Phoenix

Will Power fará sua primeira atividade oficial pela Andretti Global nesta quarta-feira (8), no Phoenix Raceway, durante um teste de pneus organizado pela Firestone. O australiano guiará o novo carro nº 26 Honda ao lado de Josef Newgarden, da Team Penske, que utilizará o nº 2 Chevrolet.

O ensaio de um dia servirá para a fabricante definir o composto que será fornecido a todo o grid da IndyCar na volta da categoria ao circuito de 1 milha, marcada para 6 e 7 de março com a disputa do Good Ranchers 250, evento que integrará um fim de semana conjunto com a NASCAR no Arizona.

Verificação final dos pneus

Segundo Cara Krstolic, diretora de engenharia e produção de pneus de competição da Firestone, o teste é de verificação: “Já fizemos muito trabalho prévio, mas, diante de uma mudança significativa, precisamos de vários recursos e testes”, afirmou. O desenvolvimento levou cerca de seis meses, período considerado curto pela executiva.

A sessão desta quarta sucede o teste de 6 de novembro, no qual Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) e Alexander Rossi (Ed Carpenter Racing) ajudaram a Firestone a afinar opções de construção e composto.

Pneu dianteiro direito mais largo

O principal ajuste é um pneu dianteiro direito um pouco mais largo — pouco menos de meia polegada a mais — criado para lidar com o ganho de mais de 68 kg (150 lb) do chassi Dallara DW12 desde a última corrida em Phoenix, em 2018. O peso extra, somado às curvas constantes dos ovais curtos, sobrecarregou o pneu nessa posição.

De acordo com Krstolic, a nova largura aumenta a aderência lateral e pode permitir velocidades maiores: “As equipes sentiam que o pneu estava no limite. O aumento de área dá mais agarre nas curvas”.

O desenho mantém o diâmetro original e inclui tecidos experimentais. Uma segunda especificação de composto para o lado direito também será avaliada.

Novo asfalto, novo carro

O Phoenix Raceway foi reformado e reasfaltado depois da última visita da IndyCar, e o DW12 passou a contar com o aeroscreen (2020) e o sistema híbrido (2024), elevando em 20% a carga no pneu dianteiro direito. Simulações com Honda, Chevrolet e equipes indicaram cargas e velocidades significativamente maiores, exigindo o desenvolvimento do novo pneu.

O mesmo conjunto testado agora será utilizado no open test de fevereiro e na corrida de março.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img