Will Power fará sua primeira atividade oficial pela Andretti Global nesta quarta-feira (8), no Phoenix Raceway, durante um teste de pneus organizado pela Firestone. O australiano guiará o novo carro nº 26 Honda ao lado de Josef Newgarden, da Team Penske, que utilizará o nº 2 Chevrolet.
O ensaio de um dia servirá para a fabricante definir o composto que será fornecido a todo o grid da IndyCar na volta da categoria ao circuito de 1 milha, marcada para 6 e 7 de março com a disputa do Good Ranchers 250, evento que integrará um fim de semana conjunto com a NASCAR no Arizona.
Verificação final dos pneus
Segundo Cara Krstolic, diretora de engenharia e produção de pneus de competição da Firestone, o teste é de verificação: “Já fizemos muito trabalho prévio, mas, diante de uma mudança significativa, precisamos de vários recursos e testes”, afirmou. O desenvolvimento levou cerca de seis meses, período considerado curto pela executiva.
A sessão desta quarta sucede o teste de 6 de novembro, no qual Scott Dixon (Chip Ganassi Racing) e Alexander Rossi (Ed Carpenter Racing) ajudaram a Firestone a afinar opções de construção e composto.
Pneu dianteiro direito mais largo
O principal ajuste é um pneu dianteiro direito um pouco mais largo — pouco menos de meia polegada a mais — criado para lidar com o ganho de mais de 68 kg (150 lb) do chassi Dallara DW12 desde a última corrida em Phoenix, em 2018. O peso extra, somado às curvas constantes dos ovais curtos, sobrecarregou o pneu nessa posição.
De acordo com Krstolic, a nova largura aumenta a aderência lateral e pode permitir velocidades maiores: “As equipes sentiam que o pneu estava no limite. O aumento de área dá mais agarre nas curvas”.
O desenho mantém o diâmetro original e inclui tecidos experimentais. Uma segunda especificação de composto para o lado direito também será avaliada.
Novo asfalto, novo carro
O Phoenix Raceway foi reformado e reasfaltado depois da última visita da IndyCar, e o DW12 passou a contar com o aeroscreen (2020) e o sistema híbrido (2024), elevando em 20% a carga no pneu dianteiro direito. Simulações com Honda, Chevrolet e equipes indicaram cargas e velocidades significativamente maiores, exigindo o desenvolvimento do novo pneu.
O mesmo conjunto testado agora será utilizado no open test de fevereiro e na corrida de março.
Com informações de RACER



