A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está prestes a restringir uma solução aerodinâmica utilizada pela Mercedes desde o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. O dispositivo, instalado na borda superior do difusor, passou a ser questionado depois que a Ferrari apresentou um pedido formal de esclarecimento à entidade.
O caso ganhou corpo nesta semana, às vésperas do GP da Áustria. A equipe de Maranello argumenta que proposta semelhante havia sido barrada no início da temporada e sustenta que o mesmo critério deveria ser aplicado ao desenho adotado pelos alemães. Inicialmente, a FIA havia considerado o conceito legal durante o fim de semana do GP de Mônaco, permitindo seu uso também na etapa seguinte, em Barcelona.
Com o aval temporário, outras equipes passaram a explorar a área do regulamento. A Haas, por exemplo, desenvolveu peças de carbono para ampliar a mesma seção do difusor. Nos bastidores, Ferrari e demais concorrentes alertaram a federação para o risco de soluções cada vez mais extremas, caso a interpretação fosse mantida.
De acordo com informações da Autoracer, a FIA já redigiu um documento que fecha as brechas do regulamento e limita esse tipo de desenvolvimento. A principal indefinição agora é o prazo de aplicação: a intenção inicial era introduzir a mudança já na corrida austríaca, mas Mercedes, Haas e outras equipes afetadas alegam falta de tempo para ajustes e tentam adiar a medida para o GP da Inglaterra, em Silverstone. A decisão é aguardada para as próximas horas.
Com informações de F1Mania



