O governo da Índia decidiu acelerar os preparativos para recolocar o país no calendário da Fórmula 1. Em reunião realizada na segunda-feira, 22 de junho de 2026, o ministro dos Esportes, Mansukh Mandaviya, anunciou a formação de uma força-tarefa encarregada de analisar a viabilidade do retorno do Grande Prêmio da Índia.
O encontro reuniu representantes da própria F1, do Circuito Internacional de Buddh, do Grupo Adani, da Federação de Clubes de Automobilismo da Índia (FMSCI) e demais envolvidos no projeto. Segundo Mandaviya, o grupo técnico contará com quatro ou cinco especialistas que terão três meses para apresentar um diagnóstico completo do ecossistema do automobilismo no país.
Durante esse período, a equipe vai avaliar impactos econômicos, potencial turístico e oportunidades de investimento relacionadas à realização de eventos internacionais de velocidade. As conclusões servirão de base para definir os próximos passos do programa governamental.
Meta ajustada: etapa em 2028
Mandaviya informou que o objetivo agora é receber a Fórmula 1 em 2028, um ano além da estimativa inicial de 2027. O país sediou provas da categoria entre 2011 e 2013, também no circuito de Buddh, localizado nos arredores de Nova Délhi.
Embora o governo trabalhe com a meta de 2028, o presidente da FMSCI, Arindam Ghosh, reconheceu que o processo pode se estender e estimou que o retorno possa ocorrer até 2030. Paralelamente, a federação negocia a volta da MotoGP e pretende garantir uma etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC) até 2028.
Com a criação da força-tarefa, a Índia dá mais um passo para voltar a receber as principais categorias do automobilismo internacional.
Com informações de Autoracing



