HomeFórmula 1Honda detalha motivos da queda de rendimento da Aston Martin na Fórmula 1

Honda detalha motivos da queda de rendimento da Aston Martin na Fórmula 1

A Honda admitiu que o contexto da parceria com a Aston Martin é muito mais complexo do que aquele vivido ao lado da Red Bull, quando a marca japonesa acumulou títulos na Fórmula 1. De acordo com Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation (HRC), vários fatores explicam o desempenho aquém do esperado em 2026.

Atualmente, o motor fornecido pela Honda é apontado como o menos competitivo do grid e ainda enfrenta problemas de confiabilidade. A situação contrasta com o período em que equipava a Red Bull, fase em que Max Verstappen garantiu quatro campeonatos seguidos de pilotos.

Watanabe ressaltou que, além das mudanças de regulamento, praticamente todos os elementos da operação são novos. “O regulamento é bastante difícil, a parceria com a Aston Martin é nova, o combustível é da Aramco e o lubrificante é da Valvoline. Tudo é inédito para nós e isso não é fácil”, explicou.

Outro ponto destacado pelo dirigente foi o intervalo entre a saída oficial da Honda da categoria, no fim de 2021, e a decisão de retornar plenamente. Embora os propulsores ainda fossem usados pela Red Bull durante a era dominante de Verstappen, a fabricante manteve apenas suporte técnico. A escolha de retomar o projeto só ocorreu 18 meses depois.

“Recuperar o atraso provocado pela nossa retirada anterior demandou tempo. O início tardio do desenvolvimento e o processo de reconstruir competências e atrair novamente profissionais qualificados tiveram peso significativo”, acrescentou Watanabe.

Na temporada 2026, a Aston Martin soma apenas um ponto até agora, número distante das expectativas criadas com o investimento de Lawrence Stroll e a chegada da Honda.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img